segunda-feira, 8 de junho de 2009

GESTARII



















GESTAR II
PRÁTICA - TEORIA - TEORIA - PRÁTICA
ESTUDO - PESQUISA - TROCAS DE EXPERIÊNCIAS
DEDICAÇÃO - SONHO - COMPROMISSO
AUTONOMIA - RESPONSABILIDADE - SENSIBILIDADE
ENSINAR - APRENDER - APRENDER - ENSINAR
GESTAR - GESTOR - GESTAÇÃO - CRIAÇÃO

Relato Gestar

Gestar II 2009 – Canoinhas SC

Iniciamos o curso do Gestar II, dia 14 de abril do corrente ano, contemplando os municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista. A Gerente de Educação da 26 Gered, Francisca Stoker Maiorki fez abertura do Gestar II, desejando boas vindas a todos os cursistas.
Em seguida, a Coordenadora Goreti apresentou, por meio de data show, a importância da formação continuada para todos os profissionais que atuam na educação e o desenvolvimento do Gestar II, contemplando os professores de Língua e Portuguesa e Matemática. Foi apresentado aos cursistas os formadores e passado um vídeo sobre “Saber e sabor”. Em seguida, foi passado ao grupo o cronograma para o ano e explanado como se dariam os encontros presenciais e estudo individual. Após esse momento, os formadores conversaram com seus grupos, expondo os objetivos do programa e estudo do Guia Geral.
Nós formadores de Língua Portuguesa, Adão Lourenço e Selma Dal Comuni, resolvemos iniciar os trabalhos, juntando nossos grupos. Explanamos por meio de data-show a proposta do Gestar e como iriam acontecer as oficinas. Também, teorizamos um pouco a questão dos gêneros textuais e pedimos aos grupos que lessem o Guia Geral e a TP3 (Caderno de Teoria e Prática), contemplando o estudo dos gêneros.
No dia 28 de abril, fizemos a 1º Oficina. Por meio de data show, continuamos explanando e discutindo os gêneros textuais, tipologias de textos e a temática o trabalho, apresentado na TP3. A junção entre conhecimento de mundo, lingüístico e textual. Após esse primeiro momento de teorização trabalhamos uma atividade prática. Dividimos a turma em quatro grupos, trabalhando o texto “A Casa”, do material de apoio. Foi lido, primeiramente o texto, e apresentado os temas para desenvolvimento dos textos: “Vender a casa, Comprar a casa, Tombar a casa e Roubar a casa”. Cada grupo, após a escrita, apresentou seus textos, lendo ou encenando-os. Foi muito interessante essa atividade, pois pudemos sentir bem a importância do trabalho com gêneros na sala de aula. Apresentado as atividades pelos grupos, trabalhamos uma seção da unidade 9 da Tp e, pedimos para os cursistas aplicarem com seus alunos, nos relatando no próximo encontro. Falamos sobre a importância do projeto e fizemos uma rápida avaliação sobre a oficina. O grupo pediu que continuássemos trabalhando em conjunto as oficinas.
O terceiro encontro aconteceu no dia 12 de maio. Iniciamos com o filme, Narradores de Javé e também, com a discussão sobre a diversidade de gêneros existente em nossa sociedade. Após o filme, discutimos um roteiro de como poderia ser trabalhado o filme em sala de aula. Em seguida, pedimos, por meio de um questionário, que nos relatassem as atividades praticadas em sala de aula. Avaliamos a oficina e terminamos com a escuta da canção “Construção” de Chico Buarque.
Nosso quarto encontro que se deu no dia 19 de maio, foi muito produtivo. Teorizamos por meio de transparências no retroprojetor os fundamentos práticos e teóricos da TP3, amarrando a temática Trabalho as práticas dos gêneros textuais, tendo no interior de cada gênero, as tipologias textuais. Após esse momento, apresentamos uma proposta de trabalho em grupo, para estudo e apresentação, teórica e prática de cada unidade da TP3. Foi um estudo excelente, pois os grupos foram criativos e muito dinâmicos. Cada grupo, na sua especificidade, se saiu muito bem. Foi uma amarração caprichada, dos gêneros e tipos textuais, com boas pinceladas na gramática e literatura. Terminada, essa atividade, comentamos sobre o andamento dos projetos e o tema do próximo encontro. Pedimos para que lessem e trouxessem a TP4 (Caderno de Teorização e Prática, contemplando o processo de desenvolvimento da escrita e leitura).
Em 26 de maio, realizamos nosso quinto encontro. Fizemos a dinâmica da teia, onde cada cursista relatou seu processo de letramento. Como aprendeu a conhecer o mundo, a ler e a escrever. Foi interessantíssima essa atividade, pois extrapolamos todos os limites, tanto de planejamento, quanto de horário programado. Mas foi excelente. Pois cada um de nós teve um momento de profunda troca de experiência. Houve momentos de grande emoção no relato de cada participante. Paulo Freire e Patativa do Assaré ficariam profundamente emocionados se estivessem presentes nesse encontro. E de maneira transcendental, estavam. Após esse momento riquíssimo, explanamos por meio de data show o estudo das discussões sobre letramento. Aconteceu um debate acalorado sobre metodologias voltado ao ensino de gramática e texto, como não havia mais tempo, deixamos para continuar o estudo e debate no próximo encontro.
Na oficina do dia 02 de junho, continuamos as discussões sobre letramento. Fizemos um momento teórico e outro prático. Explanamos por meio de transparências as discussões sobre o processo de letramento, que estão em voga, tanto de nós profissionais, quanto de nossos alunos. Ficou claro para todos nós que o processo de letramento é uma construção constante, ultrapassando os limites da alfabetização leitura e escrita. Como havíamos iniciado no encontro passado um debate sobre as questões gramaticais, linguísticas e textuais. Convidamos os cursistas para uma atividade em grupo; em que cada grupo teria que elaborar a defesa de uma temática. Foram organizados os grupos contemplando três temas. O primeiro grupo elaborou uma aula e defesa sob a luz do ensino da gramática e tipologia textual tradicional; o segundo grupo, os textos literários e não literários sob uma visão mais atual; e o terceiro grupo, a elaboração de uma aula e defesa sob o foco dos gêneros textuais contemplando todos os aspectos temáticos das propostas anteriores. Foi interessantíssimo esse debate, até para clarear que o material proposto, não exclui a gramática do processo de ensino e aprendizagem da linguagem, mas que está presente, juntamente com a literatura nas atividades de interação contemplada pelos gêneros textuais.
Na data de 09/06/09, dedicamo-nos a orientação e estudo dos projetos, bem como a formatação e postagem dos blogs que criamos. gestarcanoinhas.blogspot.com - gestarselma.blogspot.com - adao-lourenco.blogspot.com
Em 16 de junho do corrente, realizamos uma oficina com diversas atividades práticas e teóricas. Iniciamos como o relato escrito em que, cada cursista relatou sua experiência memorial do seu processo de letramento. Logo após, estudamos o texto da TP4 "Expansão da pobresa". Em pares, foi elaborado perguntas relacionando tópicos explícitos contido no texto, inferências textuais, percepção de mundo e gosto pessoais. Discutimos em plenária as questões estudadas e relfetimos as questões teóricas "Ampliando referências" pág. 147 Por que meu aluno não lê. Finalizando, trabalhamos em grupo a produção e leitura textual em estavam contido as seguintes palavras: muxuango, hermeneuta, vituperado, defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil sibilino, uxoricídio e apoplexia. Um momento de muito riso e descontração. E bastante reflexívo também.
No dia 23 de junho/09, novamente nos dedicamos a formatar nossos projetos e blogs. Além de refletirmos as próximas oficinas que haveriamos de construir e constituí-las. Fazia um frio danado e chovia muito. Porém, foi um momento propício para a constituição de nossos escritos.
Em 30 de junho de 2009, realizamos uma oficina voltada ao estudo da TP5, unidade 17, referente as noções de Estilo. Abrimos o encontro com a leitura de um poema, "Palavras". Em seguida, a cursista Zenilda apresentou ao grupo alguns pontos teóricos e práticos sobre seu projeto em andamenteo na E.E.B. Gertrudes Muller. Logo após, refletimos alguns tópicos teóricos, por meio de algumas transparências, com relação a estilística; além de rirmos muito com as marcas, idioletos de certas personalidades da mídia e do meio político "Por quê a galinha pulou a cerca?". Realizamos uma atividade prática em que, cada cursista teve a tarefa de, reproduzir um fragmento textual relacionado a leitura do texto "Os diferentes estilos" de Paulo Mendes Campos e; de representar uma personalidade específica a partir do texto estudado. Ouvimos alguns poemas de uma aluna convidada, Josiele da E.E.B Frei Menandro Kamps; e também a cursista Juliete, que apresentou-nos o seu projeto, em andamento na E.E.B Rodolfo Zipperer. Fechamos o encontro com mais uma atividade prática, introduzindo a coerência e coesão textual, tema que será abordado na próxima oficina.
Na data de 07/07/2009, trabalhamos em grupos tópicos da TP5, abordando as questões de estilo, coerência, coesão e relações lógicas no texto. Após alguns pequenos problemas técnicos referente ao uso do notebook e data show; conseguimos realizar ótimas apresentações. Os grupos foram brilhantes em suas explanações e sugestões de atividades para o trabalho com os alunos em sala de aula. Aprofundamos muito nosso estudo, referente a importância dos elementos coesivos e coerentes presentes no texto. O conhecimento de mundo, linguístico e textual; quanto mais ampliados e vivenciados, por nós e nossos alunos, mais torna-se-ão ferramentas para construção e atribuição de sentidos, coerentes e coesos no texto.
No dia 14/07/2009, nos reunimos para a discussão dos projetos em andamento e postagem das atividades em nossos blogs.
Retomamos nossas atividades em 04/08/09. Iniciamos as atividades com algumas reflexões e mensagens. Em seguida, trabalhamos alguns vídeos que abordavam aspectos das variações linguísticas. Discutimos a importância desses conhecimentos e assistimos o filme - documentário "Língua - Vida em Português".
Na data de 11/08/09, realizamos uma oficina bastante prática. Trabalhamos vídeos e textos relacionados aos assuntos abordados na TP1. Variantes linguísticas: dialetos, registros e desfazendo equívocos.
Dia 18/08/2009, realizamos uma oficina teorizando sobre os aspectos intertextuais - alusão, paráfrase, paródia e citação. Iniciamos também a confecção de um livrinho (com recortes de revistas, desenhos e outras ilustrações), praticando a intertextualidade.
25/08/09. Continuamos trabalhando a construção dos intertextos, confecção de livretos e apresentação das atividades.
01/08/09. Nos reunimos para discutirmos os projetos em andamento e para postarmos atividades nos blogs
08/09/09. Iniciamos os estudos da TP2, debatendo a Un. 5 e 6, referentes as visões gramaticais: produtiva, descritiva e normativa. Oração e frase
15/09/09. Realizamos uma oficina muito produtiva. Iniciamos a oficina com uma leitura textual, debatemos aspectos teóricos da TP2 e realizamos atividades em grupos, estudando as unidades e os assuntos propostos da TP2. Em seguida, os grupos apresentaram suas sugestões de trabalhos.
22/09/09. Nos reunimos no laboratório de informática para discutirmos os projetos e postagem nos blogs
Em 29/09, iniciamos nosso encontro com belíssimos relatos e trocas de experiências das atividades realizadas em sala de aula. Após esse momento, nos dedicamos ao estudo das TP2 e início da TP6.
Na data de 06 de outubro, trabalhamos a TP6, abordando as unidades, 21 e 22. Debatemos sobre os diferentes argumentos textuais, a qualidade da argumentação e a importância do planejamento textual. Foram realizadas atividades em grupos a assistido alguns vídeos referentes intenções argumentativas
Em 20 de outubro, continuamos estudo da TP6. Fizemos uma grande reflexão a partir do vídeo “Ilha das flores” sobre o conhecimento lingüístico e textual do aluno, diferenças de temas e títulos, argumentos, assuntos interdisciplinares e projeção textual. Também trabalhamos e refletimos nossa prática e planejamento textual, além abordamos a importância da literatura para adolescentes
No dia 27 de outubro nos reunimos para trabalharmos os projetos e as postagens nos blog.com. Muitos cursistas falaram sobre o andamento dos projetos e sobre os relatórios das atividades realizadas com os alunos. Sugerimos para que nos mês de novembro todos apresentem o resultado dos trabalhos e o projeto realizado
No encontro de 03 de novembro do corrente, refletimos a partir de vários slides, a importância do trabalho com oficinas de textos. Re-estudamos assuntos abordados em várias TPs referente ao texto e, a abordagem textual das unidades de planejamento e escrita da TP6.
No dia 10/11/09, nos encontramos para fazermos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em sala, uma pré-avaliação do GESTAR II, e apresentação e troca de idéias sobre os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento.
Em 17/11/09, trabalhamos no desenvolvimento dos projetos e postagem de atividades nos blogs. Lindos trabalhos vem sendo desenvolvidos pelos cursistas. A sala de aula está sendo um espaço extremamente rico de atividades belíssimas.
Na data de 24/11/09, fomos ao Município de Major Vieira prestigiar o trabalho desenvolvido pelos cursistas: Aline, Erícleia, Henrique e Neide. Seus alunos nos brindaram com lindas apresentações de leituras no Projeto Piquenique Literário. Um momento de extrema beleza e encantamento em que professor-livro-aluno, aluno-livro-professor (em meio ao ambiente gostoso da natureza); interagem-se, um ao outro, provando ser um processo impar na relação ensino-aprendizagem, cultura e educação. Parabéns a todos
Na data de 01/12/09, realizamos encerramento e confraternização, avaliando o Gestar II, revelando amigos secretos, trocando presentes e carinho.

Adão e Selma
Formadores
Gestar II