sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Atividade desenvolvida na escola



crianças na Semana da Pátria





Projeto: O Texto e os Valores na Escola
EEB ”Rodolfo Zipperer”
Cursista: Juliete Alves dos Santos Linkowski
O trabalho com textos possibilita inúmeras abordagens que permitem ao professor utilizá-las como forma de provocar nos alunos a discussão de temas relacionados ao contexto social em que vivem. Nesse sentido a escola está desenvolvendo o projeto: texto e valores na escola, entendido no PPP (Projeto Político Pedagógico) como uma ação do projeto ABCD (Aprender, Brincar, Criar e Desenvolver)1.
Professores envolvidos: todos
Fase do projeto: desenvolvimento das oficinas.
Oficina 1( já desenvolvida):
Tema: valores
Turmas: Séries Iniciais
Objetivo: desenvolver atividades relacionadas com a Semana da Pátria, ressaltando valores como: respeito, amizade, liberdade, perdão e o companheirismo.
Gêneros textuais privilegiados: Poesia e letras de música
Estratégia: vídeo explorando o Hino Nacional, jogos dividindo os alunos em quatro grupos (amizade, respeito, perdão e alegria). Elaboração de poesias, acrósticos, cartazes, desenhos, pinturas, recortes, colagem, dramatizações, leituras informativas e produções textuais.




______________________________________________
1. O ABCD é um projeto único da escola e que abrange todos os demais como ações. O objetivo principal é trabalhar a Educação com ênfase nos valores humanos através de atividades lúdicas e interativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário