terça-feira, 22 de setembro de 2009

MEMÓRIAS ESCOLARES, Zenilda Maria Paulo Soupinski

Memórias Escolares de 1a a 8asérie
1a a 4a série
Aulas multisseriadas, numa sala 1a e 2a, e na outra 3a e 4 a série; não havia diretor nem merendeira, nós que fazíamos a merenda com a(o) professor(a). Trabalhávamos na horta escolar.
Não lembro das professores de 1a e 2a séries, na 3 série foi Jucélia Vachinski Marcos, repeti a 3a pois a professora morava em Rio da areia e faltava muito, acabei desistindo para poder ajudar minha família na roça(fumo). Na 4 asérie foi o professor Thomaz Tadra, um senhor de idade, mas muito compreensível e paciente. Biblioteca ou livros de leitura nem pensar.
De 5a a 8a série estudei no Almirante Barroso. A professora que mais me cativou foi Janete Bauer Gatz (L.P) na 6 série, foi aí que decidi que gostaria de ser professora de L.P.
Aprendi muita coisa de matemática, física e química que até nos dias de hoje se usa nas escolas, não vejo razão para existir (fórmulas).
Fiz o Magistério no Ensino Médio, líamos muito pouco literatura, era mais livros didáticos , nos preparávamos par a realmente darmos aula. Me sentia frustrada, não era isso que eu queria, estava ansiosa, pois queria dar aula de L.P. e não de 1a a 4a série. Certo dia conversando com a professora Joana Miotto, ela me esclareceu que eu precisava prestar vestibular e fazer o curso de Letras. Foi então que fui me informar e fazer vestibular, tinha 80 vagas para Mafra, passei em 32a, senti muito orgulho de mim mesma, pois o magistério preparava para lecionar e não para o vestibular. Achei que fui bem. Conclui a Faculdade em 3 anos (inclusive aos sábados a tarde).
A professora que me chamou atenção foi a de Inglês (Rita), pois a maioria dos alunos não sabia nada da matéria, então ela começou pelo inicio, como se estivéssemos na 7a série, foi excelente, aprendi muito com ela nos 3 anos que lá permaneci.
Não líamos muito. Não lembro de um livro em especial a não ser “Os Lusíadas” (Camões) “Crônica de Uma Morte Anunciada”; livros de difícil compreensão, lembro muito pouco, mas na verdade seus títulos.
As aulas eram tradicionais , mas aprendi muito, pois era meu objetivo ser professora de L.P. e para o momento, era o “ideal”, penso eu (86-88).
Hoje em dia leio muito, mas textos curtos, textos da Internet. Adoro tudo que esteja relacionado ao Meio Ambiente. Livros de auto-estima também leio, pois tenho problema Bipolar, preciso me auto identificar constantemente.
Acredito que o eixo principal de minha leitura hoje é através da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário