terça-feira, 22 de setembro de 2009

Relato de uma professora: entenderam?

Era uma tarde ensolarada, e o diretor da escola reunira todos os alunos no pátio, para informar sobre as mudanças ocorridas na escola, enfim, aquelas coisas que só se consegue fazer nas férias, sem crianças correndo, gritando, pulando...Os alunos estavam todos agitados, e foi aí que o diretor resolveu usar seu precioso apito para chamar a atenção do pessoal.
"Piiii...piiii..SILÊNCIO!"- e começou seu discuro cheio de autoridade e orgulho, pelas benfeitorias realizadas no espaço escolar.
"Queridos alunos, vejam....enquanto vocês descansavam nas férias de vocês, nós cuidamos da escola..."
Enquanto isso, eu apenas observava a cena parada na porta da sala de professores, quietinha, prestando atenção aos recados do "dire".
"...e vejam, todos tem que cuidar, ajudar a manter a escola bonita...ENTENDERAM?"
E os alunos, apreensivos respondem prontamente:
- Entendimos!
"E não é entendimos, é ENTENDEMOS!!!"
- Entendemos, diretor!
"Isso, porque vejam, colocamos grades na quadra de esportes, PLANTEMOS flores, grama..."

Ali, minha índole de professora e de amante da nossa Língua Portuguesa partiu no meio, doeu!! Que exemplo hein diretor? Para cobrarmos qualquer conteúdo de nossos alunos, devemos nós, como professores e educadores, dar o exemplo, e dominar os conteúdos. Naquela situação, vi o quanto nossas ações refletem em nossos alunos...
Então, vamos fazer sempre o melhor para eles, para que possamos tentar mudar os conceitos errados que andam sendo aprendidos por aí...entenderam?

Ana Cláudia Zan, professora de Língua Portuguesa e Inglês do Ensino Fundamental e Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário