terça-feira, 23 de junho de 2009

Minha trajetória no processo de alfabetização e letramento

Por: Juliete Alves dos Santos Linkowski

Minhas melhores memórias são da 1ª infância. Lembro com saudade dos meus 4 anos de idade, quando tive meu primeiro contato real com o mundo das letras. Meus pais foram minhas principais influências.
Fui alfabetizada antes de completar 5 anos e devido a isso comecei a frequentar a escola, apenas como uma experiência após ter sido aprovada num teste que exigia conhecimento das vogais e de algumas formas geométricas. Lembro que havia duas turmas: A (forte) e B (fraca). Deveria frequentar a turma A, mas gostei muito da professora Marilda, da turma B, ela era muito carinhosa na maneira de se relacionar com os alunos, e isso jamais vou esquecer. Então fiquei todo o ano na turma B, o que pra mim foi maravilhoso.
Na medida em que o tempo foi passando também crescia meu interesse pela leitura e pela escrita, tanto que quando chegava em casa queria dividir meu entusiasmo com a família toda. À noite, eu, minhas irmãs e meu irmão costumávamos fazer leituras antes de dormir. O quarto era grande e todas as camas puderam ser colocadas uma ao lado da outra, o que facilitava as nossas leituras. Lembro que eu lia fábulas, minhas irmãs alguns contos e meu irmão sempre preferia o Gibis.
No período da 5ª a 8ª série tive uma experiência difícil, mudança de escola, muitos professores, e ainda no período de férias a escola teve de repor aulas devido a uma greve dos professores. Meus pais viajaram e fiquei na casa da minha tia, várias vezes pedia para faltar a aula, mesmo porque não havia muito incentivo à leitura, raras vezes os professores comentavam sobre livros na sala de aula.
Já no Ensino Médio tive meu primeiro contato com a literatura, então me apaixonei, li muitos clássicos, adorava as aulas de Língua Portuguesa, mesmo nos finais de semana, enquanto minha irmã lavava roupa eu ficava lá na lavanderia lendo em voz alta para ela, minha irmã lia muito mais que eu, mas eram literaturas diferentes.
E aí quando decidi fazer o curso de Letras, tinha plena certeza de que me realizaria como profissional nessa área, e minhas expectativas com relação às aulas de literatura eram as melhores. Desde o primeiro dia de aula fiquei encantada com a forma que a professora Sandra conduziu sua aula, e aí não tive dúvida: esse universo era muito mais surpreendente do eu imaginava.
A partir daí comecei a ler o mundo, a compreender muitas coisas implícitas e perceber que nosso conhecimento é do tamanho do nosso interesse. Tive sim algumas decepções como o resultado da prova de mestrado.Depois de ter lido muitos livros, fiz a primeira etapa, fui aprovada, fiz a segunda também fui aprovada, mas quando chegou o momento de apresentar meu projeto para a Banca, percebi que me faltava muito mais conhecimento sobre a Educação. Mesmo não tendo sido aprovada sei que essa experiência só me fez crescer como profissional. Não desisti, ao contrário, hoje faço curso de formação continuada e muitas leituras para cada vez me aperfeiçoar melhor. Estou num processo contínuo de letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário