terça-feira, 30 de junho de 2009

Memórias

Como ocorreu o meu processo de letramento? Responder a essa pergunta é reviver antigas lembranças, da fase infantil até início da adulta. Onde a família, amigos e alguns professores marcaram esse momento.
Cheguei no município de Canoinhas após a enchente de 1984, aquela que acarretou inúmeros problemas a todo o estado de Santa Catarina. Porque sou filha de policial militar, o qual mudava de domicílio com freqüência. Neste mesmo ano fui alfabetizada na E.E.B. Sagrado Coração de Jesus, com o livro “Barquinho Amarelo”, com a caixa de areia, com cópia de sílabas. Esses momentos passam como flashes em minha cabeça. Ao ingressar no intitulado ginásio (5ª série), tive como professor o senhor Éderson Motta, que me apresentou ao universo literário. Tornando as aulas um ambiente agradabilíssimo de contato com livros, teatro, música, poesia e toda beleza da língua. Ele foi o professor incentivador na minha carreira de professora, que começou em 1997. E isso eu tive a oportunidade de comunicá-lo num encontro educacional há algum tempo atrás. Eu estava bem emocionada neste dia.
Engraçado, mas do ensino médio as lembranças foram apagadas. Talvez, porque não foram marcantes. Já no ingresso no ensino superior veio o encontro com Fahena Porto Horbatchuk, excelente profissional da área e mais uma estimuladora da leitura. Foram quatro anos de contato o qual deixaram saudades. Ela foi o nome de turma na minha formatura em 1999.
Logo após essa etapa, em 2002 eu fiz especialização. E a cada módulo de estudo, um professor, mestre e doutor vem reforçar o gosto da leitura e abrir o leque de conhecimento cultural, que eu levo para a vida. E acredito que a formação do meu caráter e dos meu valores ocorreu com esses bons profissionais que estiveram no meu caminho. Obrigada a todos!

Jalusa Endler S. Reese
E.E.B Irmã Maria Felicitas
16/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário